domingo, 18 de novembro de 2007

11 – Teosofia


Nascida na Rússia. às 24 h de 30 de julho de 1831, Helena Petrovna Blavatsky (HPB), teve uma trajetória de vida incomum e extraordinária. Rebelde e desprezando as convenções, e com acentuadas capacidades psíquicas, em 1851 aprende com o Mestre, controlar e dirigir suas capacidades.

Boa parte de sua vida ela passou nas regiões do Himalaia, estudando em mosteiros, entrou em contato com os ensinamentos de alguns dos Mestre mais esclarecidos e espirituais, o que permitiu a ela atingir o profundo conhecimento da Tradição Esotérica.

Em 1873, viaja para os Estados Unidos, surgindo no movimento espiritualista que então estava em alta, segundo sua Biografia ‘esta era sua missão para a qual foi preparada’ durante anos no Himalaia.

Fundou, depois de longo trabalho e inúmeros obstáculos, The Theosophical Society -
A Sociedade Teosófica, que teve Três Metas de trabalho:
1 - Formar um núcleo de Fraternidade Universal na Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
2 - Fomentar o estudo comparativo das Religiões, Filosofias e Ciências.
3 - Investigar as leis inexplicáveis da Natureza e os poderes latentes no homem.

E, a essa Tarefa, ela se dedicou - juntamente com o Coronel Henry Steel Olcolt, seu cooperador - incansável e dedicadamente para realizar projeto de tal monta, que os Mestres lhes haviam confiado. Como sabemos, sempre há “alguém especial” em determinado período na história, que vem trazendo uma nova mensagem, alargando assim os horizontes daqueles que buscam a Verdade. A Sociedade expandiu-se rapidamente, começando pela Índia, e depois, de país em país, devido principalmente aos serviços em benefício à humanidade, a clareza e a lógica de sua filosofia e a orientação espiritual elevada, acompanhada, certamente, de perto pelos Mestres físicos e não físicos.


O lema da Sociedade Teosófica é:
“Não há Religião superior à Verdade”
Este lema por si só já diz tudo para aqueles que o saibam entender.


HPB, além de sua dedicação à Sociedade Teosófica, e à tarefa de formar e instruir discípulos capazes de dar prosseguimento à sua obra-missão, nos legou uma extensa obra, entre elas podemos destacar:
Ísis sem Véu – em 4 volumes
Sabedoria Eterna
A Voz do Silêncio
A Doutrina Secreta – em 6 volumes

Em 1889 publica “A Voz do Silêncio”, que escreveu de “memória” e rapidamente, como ela mesma explica:
“As páginas seguintes são tomadas de O Livro dos Preceitos Áureos, uma das obras que se colocam nas não dos estudantes místicos no Oriente. Seu conhecimento pé obrigatório... Portanto, sabendo eu de cor muitos desse preceitos, foi-me fácil traduzi-los...”.

Obra de extrema singeleza, complexidade e profundidade. É um poema de Espiritualidade Superior, difícil de ser cumprido à risca, como todos das altas doutrinas, mas de uma beleza emocionante.

Na sexta-feira, 23 de maio de 1879, HPB iniciou sua última e decisiva batalha, escrever A Doutrina Secreta. Os primeiros esboços foram definidos, seria uma nova versão de Ísis sem Véu, ampliada e mais explicativa.

Trabalho, muito trabalho, HPB conseguia buscar informações em documentos em bibliotecas do Vaticano e Britânica, lendo na Luz Astral, título, capítulo, as páginas e sua numeração, diz ela em uma carta: “...cada manhã, uma nova revelação e um novo cenário. Eu vivo novamente duas vidas. Julga o mestre que para mim é demasiado difícil estar fitando conscientemente a luz astral para a minha Doutrina Secreta, e por isso... estou preparada para ver tudo o que deve ver como se fosse através de sonhos. Vejo grandes e largos rolos de papel, sobre os quais estão escritas coisas, e as registro... Foi-me ordenado que assim o fizesse... Disponho de informações que dariam para encher vinte volumes iguais ao de Ísis...” e os manuscritos se empilhavam, e a saúde foi afetada, e esteve às portas da morte, chegando a pensar que seu Mestre finalmente a “libertaria”, mas, milagrosamente, se curou, disse ela:”O Mestre esteve aqui e deu-me a opção: ou morrer, libertando-me, ou continuar viva para terminar a Doutrina secreta,.. .e então eu pensei naqueles estudantes a quem me era dado ensinar alguma coisa... e aceitei o holocausto...”

De espírito determinado e exigente, sendo sua mais severa revisora, consegue, finalmente em 1888, publicar os dois primeiros volumes:
1. Cosmogênese
2. Simbolismo Arcaico Universal
Revisando incansavelmente até sua segunda edição, verificando referência, erros de ortografia, passagens obscuras. Sendo que os volumes III e IV já se acharem “quase terminados”, como ela mesma afirma. Foram mais de 10 anos de trabalho intenso...

Em 8 de maio de 1891, ela finalmente se “liberta”, e no final desse mesmo ano os dois primeiros volumes da segunda edição de A Doutrina Secreta se esgotam...

O Volume III – Antrpogênese, foi posto à venda em 14 junho de 1897..., e encontramos no histórico de “como foi escrita A Doutrina Secreta” contida no Vol.I a seguinte, declaração de Annie Besant:
“Uma hipótese extravagante surgida ultimamente nos Estados Unidos pretende que... após a morte de HPB, não estava de acordo com os desejos da extinta... (mas) os depositários a quem ela confiou a salvaguarda de seus manuscritos, publicados e não publicados, foram todos seus discípulos, que conviveram com ela... e só procederam às alterações que a própria mestra havia indicado, e que consistia na correção de erros de palavras..., bem como no ordenamento do material do Volume III.”

James Morgan Pryse declara o seguinte:
“...Quando ultimei a impressão dos Volumes I e II, a Senhora Besant depositou em minhas mão o manuscrito do Volume III... HPB havia escrito algumas páginas várias vezes, com emendas e alterações, mas sem indicar qual das cópias era a definitiva; a Senhora Besant teve que decidir da melhor maneira que lhe pareceu.

Como o Volume III contivesse muito menos matéria que os outros, disse-me a Senhora Besant que ia ampliá-lo, acrescentando as Instruções da E.S.T.[1], uma vez que para tal recebera autorização de HPB. Essas Instruções, como é de ver, ocupam o maior espaço do Volume IV proposto, do qual não foram encontradas senão algumas páginas, o suficiente apenas para marcar o ponto em que HPB tinha parado de escrever...”

Entretanto, lamentável e infelizmente, o Volume III contém informações discordantes tanto dentro dele próprio, quanto em relação ao Volume I. Como é um assunto extenso e complexo, essas discordância somente “aparecem” depois de se aprofundar os estudos de ambos os livros. Mas, apesar disso, A Doutrina Secreta continua a ser uma obra de consulta obrigatória para todos aqueles que se empenham e se interessam pela Verdade.

O Trabalho que se segue, é baseado nos ensinamentos do Livro de Dzyan, e, necessariamente teremos que recorrer ao conhecimento de HPB e à Doutrina Secreta. Sem dúvida uma obra excepcional tanto por sua profundidade, quanto por sua extensão, e, vou, na medida de minhas capacidades, abordar as discordâncias entre os Volumes I e III. Algumas são muito claras, outras nem tanto. RC – 9mç2007







[1] E.S.T. – não consegui descobrir quem é

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...